Na década de 40 e 50, o Rio de Janeiro tinha a sua vida tumultuada pela deficiência dos meios de transportes, a desorganização era total, o bonde como transporte de massas já estava ficando obsoleto. Logo após a guerra surgiram as lotações como uma solução paliativa, e foi por essa época, precisamente em 1953, que aportava ao Brasil o cidadão Manuel dos Santos Pereira. Jovem, cheio de entusiasmo e muita vontade de vencer na vida, e dotado de um espírito arrojado, não teve muita dificuldade para Engajar-se no trabalho, apesar da escassez do mercado da época; doze dias após a sua chegada começava a trabalhar como vendedor-pracista.
Decorridos dois anos, já com alguns conhecimentos e experiência, aliados a algumas economias, comprou um lotação individual, mas o crescimento do Rio de Janeiro exigia mais transportes para atender a demanda. Foi visualizado esta perspectiva, que Manuel Pereira foi aumentando aos poucos a sua frota, até atingir 9 carros e mas tarde 10, por exigência de lei, que também os obrigava a constituiriam-se em empresas. Sua empresa foi uma das primeiras a ganhar personalidade jurídica.
Mas não ficou ai: a ânsia do progredir e servir ao povo que o acolheu de braços aberto fez com que partisse para um investimento maior, e assim adquiriu a Viação Luar e mais tarde a Transportes Pereira Santos, incorporadas à Viação Madureira-Candelária, perfazendo nesta altura o total de 94 unidades.
O Sr. Manuel Pereira recorda aqueles tempos:
__ O poder concedente exigia que as empresas se organizassem, e para isto estabeleceu normas que, na minha opinião foram benéficas, muito embora lutássemos com dificuldades para cumpri-las. Depois de alguns anos de lutas e experiências no transporte coletivo, achei por bem passar à frente a Madureira-Candelária e descansar um pouco. Mas tarde, voltando ao transporte coletivo, adquirimos o controle acionário da Viação Rubanil.
Macários Duarte S. Paiva | Manuel dos Santos Pereira | José Ferreira |
Chegado ao Brasil em 1938, Macários Duarte Soares Paiva teve uma trajetória de 14 anos de atividades comerciais. Querendo mudar, foi atraído pelo transporte coletivo, nele ingressando com a compra de um lotação individual por volta do ano de 1958, ocasião em que conheceu José Ferreira que, embora chegando mas tarde ao Brasil, já estava no transporte coletivo e o incentivara muito a prosseguirem na luta. Foi praticamente da união dos dois que nasceu em 1962 a Viação RUBANIL, com 10 lotações, e mas tarde transformada em empresa de ônibus por exigência da lei.
As dificuldades eram muitas, mas íamos levando o barco para frente, disse-nos o Sr. José Ferreira.
Em 1970 ingressava na firma o Sr. Manuel dos Santos Pereira, encontrando-a uma situação muito difícil.
___ Daí para frente - disse ele - procuramos imprimir uma nova dinâmica à direção da Empresa a temos obtido bons resultados, haja visto o conceito que passamos a gozar junto às autoridades competentes e o setor financeiro.
__ Ainda não atingimos a meta desejada, - continuou o Sr. Manuel Pereira, __ no entanto tudo o que já fizemos foi com o apoio incondicional dos sócios Macários e José Ferreira e a colaboração de funcionários antigos, tanto na parte burocrática como mecânica. sem espírito de equipe nada pode-se levar a bom termo. Servimos a uma grande comunidade, e queremos servi-las bem, e cada vez melhor pelo amor que temos ao Brasil a seu povo e o respeito pelas autoridades constituídas.
__ mas o nosso objetivo a curto prazo é colocar a Rubanil entre as melhores, para isto já adquirimos um imóvel para ampliação da garagem e escritórios, que serão dotados de toda técnica moderna imprimida ao transporte de massas __ concluiu Manuel dos Santos Pereira.
A Viação Rubanil faz parte do Consórcio Internorte. É um consórcio de empresas brasileiras de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. É responsável pelo gerenciamento do transporte de passageiros na região da Zona Norte, compreendida como área 3 na cidade do Rio de Janeiro, excluindo os bairros de Madureira e Cascadura que integram o Consórcio Transcarioca e a região da Grande Tijuca que integra o Consórcio Intersul tendo um total de 18 empresas no consórcio1. Tem como sua cor padrão o verde e o código de identificação B.