Nossa História

Rubanil uma empresa que serve a Comunidade Leopoldinense.


Na década de 40 e 50, o Rio de Janeiro tinha a sua vida tumultuada pela deficiência dos meios de transportes, a desorganização era total, o bonde como transporte de massas já estava ficando obsoleto. Logo após a guerra surgiram as lotações como uma solução paliativa, e foi por essa época, precisamente em 1953, que aportava ao Brasil o cidadão Manuel dos Santos Pereira. Jovem, cheio de entusiasmo e muita vontade de vencer na vida, e dotado de um espírito arrojado, não teve muita dificuldade para Engajar-se no trabalho, apesar da escassez do mercado da época; doze dias após a sua chegada começava a trabalhar como vendedor-pracista.

Decorridos dois anos, já com alguns conhecimentos e experiência, aliados a algumas economias, comprou um lotação individual, mas o crescimento do Rio de Janeiro exigia mais transportes para atender a demanda. Foi visualizado esta perspectiva, que Manuel Pereira foi aumentando aos poucos a sua frota, até atingir 9 carros e mas tarde 10, por exigência de lei, que também os obrigava a constituiriam-se em empresas. Sua empresa foi uma das primeiras a ganhar personalidade jurídica.

Mas não ficou ai: a ânsia do progredir e servir ao povo que o acolheu de braços aberto fez com que partisse para um investimento maior, e assim adquiriu a Viação Luar e mais tarde a Transportes Pereira Santos, incorporadas à Viação Madureira-Candelária, perfazendo nesta altura o total de 94 unidades.

O Sr. Manuel Pereira recorda aqueles tempos: __ O poder concedente exigia que as empresas se organizassem, e para isto estabeleceu normas que, na minha opinião foram benéficas, muito embora lutássemos com dificuldades para cumpri-las. Depois de alguns anos de lutas e experiências no transporte coletivo, achei por bem passar à frente a Madureira-Candelária e descansar um pouco. Mas tarde, voltando ao transporte coletivo, adquirimos o controle acionário da Viação Rubanil.

Macários Duarte S. Paiva Manuel dos Santos Pereira José Ferreira

O início da Rubanil

Chegado ao Brasil em 1938, Macários Duarte Soares Paiva teve uma trajetória de 14 anos de atividades comerciais. Querendo mudar, foi atraído pelo transporte coletivo, nele ingressando com a compra de um lotação individual por volta do ano de 1958, ocasião em que conheceu José Ferreira que, embora chegando mas tarde ao Brasil, já estava no transporte coletivo e o incentivara muito a prosseguirem na luta. Foi praticamente da união dos dois que nasceu em 1962 a Viação RUBANIL, com 10 lotações, e mas tarde transformada em empresa de ônibus por exigência da lei.

As dificuldades eram muitas, mas íamos levando o barco para frente, disse-nos o Sr. José Ferreira.

Em 1970 ingressava na firma o Sr. Manuel dos Santos Pereira, encontrando-a uma situação muito difícil.

___ Daí para frente - disse ele - procuramos imprimir uma nova dinâmica à direção da Empresa a temos obtido bons resultados, haja visto o conceito que passamos a gozar junto às autoridades competentes e o setor financeiro.

__ Ainda não atingimos a meta desejada, - continuou o Sr. Manuel Pereira, __ no entanto tudo o que já fizemos foi com o apoio incondicional dos sócios Macários e José Ferreira e a colaboração de funcionários antigos, tanto na parte burocrática como mecânica. sem espírito de equipe nada pode-se levar a bom termo. Servimos a uma grande comunidade, e queremos servi-las bem, e cada vez melhor pelo amor que temos ao Brasil a seu povo e o respeito pelas autoridades constituídas.

Expansão

__ mas o nosso objetivo a curto prazo é colocar a Rubanil entre as melhores, para isto já adquirimos um imóvel para ampliação da garagem e escritórios, que serão dotados de toda técnica moderna imprimida ao transporte de massas __ concluiu Manuel dos Santos Pereira.

Viação Rubanil hoje

A Viação Rubanil faz parte do Consórcio Internorte. É um consórcio de empresas brasileiras de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. É responsável pelo gerenciamento do transporte de passageiros na região da Zona Norte, compreendida como área 3 na cidade do Rio de Janeiro, excluindo os bairros de Madureira e Cascadura que integram o Consórcio Transcarioca e a região da Grande Tijuca que integra o Consórcio Intersul tendo um total de 18 empresas no consórcio1. Tem como sua cor padrão o verde e o código de identificação B.